Consolidado como um dos modelos de negócio mais rentáveis e flexíveis da última década, o Franchising (modelo de negócio em franquias) vem possibilitando a realização do sonho do empreendimento de sucesso para milhões de pessoas.
Tendo em vista que suas especificidades entregam ao franqueado uma marca com uma base sólida, posicionamento de mercado validado e comunicação efetiva e assertiva, esse é o formato ideal para o empreendedor que deseja investir seu dinheiro em um empreendimento que não lhe demande a energia necessária para levantar uma empresa do absoluto zero.
Mas afinal, o que é uma franquia?
Explicando de forma prática, franquia é um negócio cujo seu modelo e Know How são vendidos e replicados para outros pontos comerciais com a autorização do seu franqueador, ou seja, do proprietário da matriz.
Este proprietário fornece informações detalhadas sobre o Branding e modelo de negócio constituído e consolidado por ele, bem como instruções, treinamentos, manuais, plano de Marketing, plano jurídico, estratégias comerciais, layout e demais detalhamentos sobre cada uma das características que englobam o sucesso da marca.
Essas informações determinam os passos desse franqueado, de forma que o instruam da melhor e mais efetiva forma rumo ao sucesso da sua unidade.
O franchising se tornou uma ótima opção para aqueles que desejam investir sem grandes riscos, tendo em vista que, ao construir uma marca do zero, são inúmeras as rotas que podem te levar ao erro. Construir uma marca envolve muitos fatores, e ao negligenciar um destes, os outros ficam comprometidos. Quando se investe em um modelo sólido, testado e validado, estes riscos caem de forma drástica, lhe oferecendo um caminho mais claro e certeiro, tornando sua inserção no mercado um processo muito mais assertivo.
Autoria: Karen Ragazzi
Redatora e Criadora de Conteúdo – Grupo First